Acórdão nº 59/13.OGVCT .G1 de Tribunal da Relação de Guimarães, 12 de Janeiro de 2015

Magistrado ResponsávelTOM
Data da Resolução12 de Janeiro de 2015
EmissorTribunal da Relação de Guimarães

Acordam, em conferência, na Secção Criminal do tribunal da Relação de Guimarães I) Relatório No processo comum singular supra referenciado do 2º Juízo Criminal do Tribunal Judicial de Viana do Castelo, o arguido Sérgio M... foi acusado de prática de um crime de ameaça, p. e p. pelos artºs153º, nº1 e 155º, nº1, al.a), ambos do C.P., sendo ofendido Rui C....

Na 1ª data designada para julgamento o ofendido declarou desistir da queixa apresentada contra o arguido (cfr. fls 239).

O MºPº, por seu lado, considerando que relativamente o crime de ameaça reveste a natureza pública, opôs-se por entender que a declaração de vontade do ofendido não tem relevância jurídica para extinguir o procedimento criminal nesta parte.

Apesar disso, a Srª. Juíza homologou a desistência de queixa por, contrariamente, entender que o crime reveste natureza semi-pública.

Inconformado, recorreu o MºPº interpôs, terminando a sua motivação com conclusões das quais resulta ser uma a questão a decidir - saber qual a natureza do crime de ameaça, p. e p. pelas disposições conjugadas dos artºs153º, nº1 e 155º, nº1, ambos do C.P..

***** Foi admitido o recurso.

***** A Exmª Procuradora-Geral Adjunta, nesta Relação, emitiu parecer no qual conclui pela sua procedência.

***** Foi cumprido o disposto no artº417º nº2 do C.P.P..

***** Realizado o exame preliminar e colhidos os vistos, cumpre decidir: A questão a decidir, como se disse, é a de saber qual a natureza do crime de ameaça, p. e p. pelos artºs153º, nº1 e 155º, nº1, al.a), ambos do C.P. – se semi-pública, como foi considerado na decisão recorrida, se pública, como defende o recorrente.

Pois bem, esta questão já foi decidida no acórdão desta Relação de 15.11.2010, proc. 343/09, relatado pela Exmª Desembargadora Maria Augusta e no qual interviemos como adjunto e também no Ac. desta Relação de 9.05.2011, citado pela Exmª PGA, no seu douto parecer que foi por nós proferido Ora os fundamentos invocados nesses acórdãos são utilizáveis para o presente processo tendo em conta, como acima sublinhámos, tratar-se da mesma questão.

Assim limitar-nos-emos a reproduzir a argumentação explanada nos referidos acórdãos.

“Como é sabido, no essencial, há crimes cujo procedimento criminal, segundo a lei, está dependente de queixa, outros cujo procedimento criminal está dependente de acusação particular e, por fim, outros em que a lei nada diz.

Os primeiros são denominados doutrinariamente crimes semi-públicos, os segundos de crimes particulares e os últimos de crimes públicos.

Relativamente aos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT