Acórdão nº 300/06.6TTVRL.P1 de Court of Appeal of Porto (Portugal), 07 de Novembro de 2009

Magistrado ResponsávelFERNANDA SOARES
Data da Resolução07 de Novembro de 2009
EmissorCourt of Appeal of Porto (Portugal)

S Privacidade: 1 Meio Processual: AGRAVO.

Decisão: PROVIDO.

Indicações Eventuais: 4ª SECÇÃO - LIVRO 86 - FLS 59.

Área Temática: .

Sumário: O Tribunal do Trabalho é incompetente em razão da matéria para conhecer do pedido de pagamento de contribuições em dívida à Segurança Social.

Reclamações: Decisão Texto Integral: Processo n.º 300/06.6TTVRL.P1 Relator: M. Fernanda Soares - 749 Adjuntos: Dr. Ferreira da Costa - 1114 Dr. Fernandes Isidoro - 891 Acordam no Tribunal da Relação do PortoIB………. instaurou no Tribunal do Trabalho de Vila Real contra C………. e mulher D………. acção emergente de contrato de trabalho pedindo a condenação dos Réus a) a pagarem-lhe a quantia de € 18.405,90 a título de diferenças salariais e juros legais; b) a pagarem ao Instituto de Solidariedade e Segurança Social todas as contribuições em dívida.

Alega a Autora que foi admitida ao serviço do Réu marido no primeiro semestre de 1988 para exercer, em regime de turnos, funções que se integram nas categorias profissionais de amassadora, forneira e panificadora, não obstante as funções predominantes da Autora sejam as da categoria de amassadora. Acontece que o Réu só veio a inscrever a Autora na Segurança Social a partir de Agosto de 1999 e procedeu aos respectivos descontos não com base na prestação de trabalho em todos os dias do mês, como na realidade aconteceu, mas apenas restrito a alguns dias.

Os Réus vieram arguir na contestação a incompetência material do Tribunal do Trabalho para conhecer do pedido formulado na petição em segundo lugar – e acima indicado sob a al.b) – e defender a inexistência de qualquer relação laboral.

A Autora veio responder e requerer a intervenção principal do Instituto de Solidariedade e Segurança Social – Centro Distrital de ………. .

Os Réus vieram opor-se à requerida intervenção provocada.

Admitida a requerida intervenção, foi ordenado a citação da interveniente Instituto de Solidariedade e Segurança Social. Este organismo veio declarar fazer seus os articulados apresentados pela Autora.

Foi proferido despacho saneador onde se declarou o Tribunal do Trabalho competente em razão da matéria para apreciar o pedido formulado pela Autora em segundo lugar – a condenação dos Réus a pagarem à Segurança Social as contribuições em falta – atento o disposto no art.85º als.b) e o) da LOTJ.

Inconformados com tal despacho vieram os Réus recorrer pedindo a substituição do mesmo por acórdão que julgue o Tribunal do Trabalho materialmente incompetente, concluindo nos seguintes termos: 1. A decisão em apreço enferma de uma imprecisão, quando faz menção ao art.85ºda LOTJ.

  1. Efectivamente apenas a alínea o) do citado artigo é atinente a questões normalmente alheias à competência dos tribunais do trabalho e não também a alínea b), a qual, por óbvio, diz respeito às questões que normalmente cabem a tais fóruns judiciais.

  2. A fundamentação da decisão em crise cingiu-se a uma mera remissão para o citado artigo da LOTJ, nada esclarecendo ou dizendo a respeito da verificação...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT