Acórdão nº 4823/2007-1 de Court of Appeal of Lisbon (Portugal), 19 de Junho de 2007

Magistrado ResponsávelCARLOS MOREIRA
Data da Resolução19 de Junho de 2007
EmissorCourt of Appeal of Lisbon (Portugal)

Processo nº4823/07-1 Sumário.

  1. O dever paternal de alimentos a filhos menores é atinente a princípios de direito natural, assume uma enorme magnitude e é eivado, inclusive, por laivos de cariz ético-moral, só se podendo o devedor a ele eximir, em circunstâncias especialíssimas e extremas.

  2. Acresce que o progenitor, em caso de litigio, apenas fica vinculado a tal prestação se existir sentença judicial nesse sentido e sendo certo ainda que a intervenção do Fundo de Garantia dos Alimentos Devidos a Menores pressupõe, como conditio sine qua non, tal fixação judicial.

  3. Assim, mesmo que nada se apure quanto á situação económico financeira do progenitor, deve sempre o julgador fixar na sentença uma quantia alimentícia a favor do menor - em função de critérios gerais objectivos quanto ao custo de vida e aos rendimentos médios da sociedade portuguesa e perante a demonstração das necessidades do menor - pois que só assim se atingem tais desideratos e, sendo que os alimentos são devidos desde a propositura da acção, assim se desmotiva a atitude relapsa e retardatária de certos pais e se protegem com maior acuidade os superiores interesses dos menores.

    ACORDAM NO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE LISBOA 1.

    Maria instaurou contra J acção de regulação do exercício do poder paternal relativamente ao menor L, filho de ambos.

    Pediu a regulação do exercício do poder paternal, com a fixação de uma pensão de alimentos.

    O requerido foi editalmente convocado para a conferência a que alude o art. 175º da OTM e não compareceu.

    Foram tomadas declarações à requerente.

    Foi fixado regime provisório.

    O Ministério Público pronunciou-se no sentido de o menor ser confiado à mãe, de ser estabelecido um regime consensual de visitas e de ser fixada pensão de alimentos no montante de 90€ mensais.

  4. No seguimento do processo foi proferida sentença que regulou o exercício do poder paternal relativo a L nos seguintes termos: 1 - O menor fica confiado à guarda e cuidados da mãe, que sobre ele exercerá o poder paternal.

    2 - O pai poderá ver e estar com o menor mediante combinação com a mãe.

  5. Inconformado recorreu o Digno Magistrado do MºPº.

    Rematando as suas alegações com as seguintes conclusões: 1ª O facto de nada se ter conseguido apurar quanto à situação da pessoa obrigada a prestar alimentos, não impede, antes impõe, que se fixe na sentença que regula o exercício do poder paternal, uma prestação alimentar a favor do filho menor que dela carece.

    1. Dever acrescido, no caso vertente, dada a extrema precaridade económica do agregado familiar em que o menor está inserido.

      (…) 5ª Neste caso os alimentos devem ser fixados, na falta de outro critério, tendo como rendimento padrão da pessoa a eles obrigada a capacidade produtiva de um homem médio a que corresponde a retribuição mensal equivalente ao salário...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT