Acórdão nº 8559/2006-8 de Court of Appeal of Lisbon (Portugal), 30 de Outubro de 2006

Magistrado ResponsávelSILVA SANTOS
Data da Resolução30 de Outubro de 2006
EmissorCourt of Appeal of Lisbon (Portugal)

I.

"A Caixa Geral de Depósitos, S.A." instaurou no tribunal judicial de Lisboa uma acção com processo executivo para pagamento de quantia certa contra […] Carneiro e mulher Anabela […] No decurso desta execução foi ordenada a penhora da fracção autónoma designada pela letra "A", correspondente ao décimo primeiro andar direito do prédio urbano sito na Rua Fernando Pessoa, n° 25, freguesia de Odivelas, concelho de Loures, descrito na Conservatória do Registo Predial de Odivelas sob a ficha n° […] inscrito na matriz predial urbana sob o artigo […] Realizado o respectivo registo junto da Conservatória competente, verificou-se que sobre o mesmo imóvel estava registada um penhora anterior.

Nessa sequência foi proferido despacho de sustação proferido a fls. 139, nos termos do disposto no artigo 871° n° 1 do C.P.C.

Desde então os presentes autos encontram-se parados, tendo sido interrompida a instância (fls. 174).

Por seu lado, a execução onde foi realizada a penhora anterior encontra-se também ela parada aguardando a deserção da instância, conforme despacho datado de 25.01.06.

II.

Em face de tal a exequente requereu o prosseguimento a presente execução pedindo o cumprimento do art. 864 do CPC.

III.

Tal pedido foi indeferido.

IV.

É desta decisão que a exequente agora agrava pedindo a sua revogação, com os seguintes fundamentos: 1. Vem o presente recurso interposto do Douto Despacho que indeferiu o cessação da sustação que havia sido ordenada (871° n°1 C.P.C.) e o prosseguimento da execução com o cumprimento do disposto no artigo 864° do C.P.C. (citação dos credores).

  1. Porquanto, na presente acção foi ordenada a penhora da fracção autónoma designada pela letra "A", correspondente ao décimo primeiro andar direito do prédio urbano sito na Rua Fernando Pessoa, n° 25, freguesia de Odivelas, concelho de Loures, descrito na Conservatória do Registo Predial de Odivelas sob a ficha n° 0012/031084 - A, inscrito na matriz predial urbana sob o artigo 7302.

  2. Verificou-se que sobre o mesmo imóvel estava registada um penhora anterior a favor da Administração do Condomínio da rua Fernando Pessoa, n …. (F-2 Ap. 13/980701), tendo nessa sequência foi proferido despacho de sustação proferido a fls. 139, nos termos do disposto no artigo 871° n° 1 do C.P.C.

  3. Por seu lado, a execução onde foi realizada a penhora anterior encontra-se também ela parada por inércia do exequente em promover o seu andamento, aguardando a deserção da instância.

  4. Existem pois duas execuções onde foi penhorado o mesmo bem, estando aquela onde foi efectuado o registo de penhora mais recente sustada (871° n° 1 C.P.C.), sendo que a execução no âmbito da qual foi efectuada a penhora...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT