Acórdão nº 1012/11.4TYVNG.P1 de Court of Appeal of Porto (Portugal), 09 de Outubro de 2012

Magistrado ResponsávelRODRIGUES PIRES
Data da Resolução09 de Outubro de 2012
EmissorCourt of Appeal of Porto (Portugal)

Proc. nº 1012/11.4 TYVNG.P1 Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia – 2º Juízo Apelação Recorrente: “B…, Lda.” Recorrido: C… Relator: Eduardo Rodrigues Pires Adjuntos: Desembargadores Márcia Portela e Pinto dos Santos Acordam na secção cível do Tribunal da Relação do Porto: RELATÓRIO C…, residente na …, nº .., em Vila do Conde, instaurou o presente processo especial de jurisdição voluntária para convocação de assembleia geral de sócios contra “B…, Lda.”, com sede na Rua …, .., Vila do Conde e D…, residente na …, nº …, .º esquerdo, Vila do Conde.

Alega que é sócio da requerida em 44% do capital social, sendo o requerido sócio e gerente da mesma.

Na qualidade de sócio, notificou a Administração da requerida na pessoa do seu gerente, com data de 6.9.2011, para que este procedesse à convocatória de uma Assembleia Geral Extraordinária, contendo esta notificação os pontos da ordem de trabalhos e a justificação das razões que motivavam a sua convocação.

Sucede que não foi convocada qualquer assembleia, tendo o requerido, em nome da sociedade requerida, enviado ao requerente comunicação na qual recusava expressamente a sua realização.

O requerente instruiu os autos com certidão do registo comercial relativa à sociedade “B…, Lda.”.

Seguidamente, foi proferida decisão, através da qual se convocou uma assembleia geral da sociedade “B…, Ldª”, a realizar na sua sede sita na Rua …, .., em Vila do Conde, no dia 30.01.2012, às 16 h., com a seguinte ordem de trabalhos: “1. Deliberar sobre a revogação de deliberação de destituição de gerente do sócio C…; 2. Deliberar que a sociedade requeira a destituição judicial do gerente D… com direito especial à gerência com justa causa”.

Para presidente da assembleia geral designou-se a sócia E….

Inconformada com esta decisão, dela interpôs recurso de apelação a requerida “B…, Lda.”, o qual foi admitido com subida imediata, nos próprios autos e efeito meramente devolutivo.

Finalizou as suas alegações com as seguintes conclusões: 1- A sentença sob recurso ordenou a convocação de Assembleia Geral da Sociedade.

2- Fê-lo sem dar hipótese de contradita à requerida.

3- Violou o princípio do contraditório.

4- O ponto 1. da ordem de trabalhos é juridicamente impossível.

5- A lei, mormente o CSC, não prevê a possibilidade de revogação das deliberações sociais.

6- Mesmo que o previsse, não estaríamos perante essa possibilidade.

7- Os argumentos do requerente fundam-se na invalidade da deliberação a revogar.

8- O meio próprio para o requerente reagir seria propor a acção de anulação de deliberações sociais.

9- O requerente não o fez.

10- O ponto 2. da ordem de trabalhos é igualmente inútil.

11- O gerente D… é titular de um direito especial à gerência.

12- Direito esse que lhe foi atribuído pelo requerente seu pai e sua falecida esposa, sócios maioritários da sociedade requerida.

13- O gerente D… só pode ser destituído com justa causa.

14- Em momento algum a conduta do gerente D… se enquadra no disposto no nº 6 do artigo 257º do CSC.

15- Independentemente, o requerente pode lançar mão da acção prevista no artigo 257º nº 4 do CSC.

16- A realização da Assembleia Geral, com a presente ordem de trabalhos, não tem qualquer utilidade dado que o requerente controla a maioria do capital social.

17- Trata-se de um capricho do requerente.

18- Provavelmente fruto dos seus noventa e quatro anos.

19- Cujos efeitos serão apenas custos, económicos e sociais, para a sociedade requerida.

20- Numa altura de forte recessão económica, em que todos os esforços devem ser canalizados para a prossecução do objecto social.

21- Foram violadas as normas legais constantes dos artigos 375º nº 1 “ex vi” do 248º nº 1, 248º nº 3, 257º nº 3, 4 e 6, todos do CSC e artigo 3º nºs 1 e 3 e artigo 1486º nº 2, ambos do CPC.

Pretende assim que seja anulada a sentença recorrida, dando-se sem efeito a marcação da Assembleia Geral Extraordinária.

O requerente C… apresentou contra-alegações, nas quais se pronunciou pela confirmação do decidido.

Colhidos os vistos legais, cumpre então apreciar e decidir.

*FUNDAMENTAÇÃO O âmbito do recurso, sempre ressalvadas as questões de conhecimento oficioso, encontra-se delimitado pelas conclusões que nele foram apresentadas e que atrás se transcreveram – arts. 684º, nº 3 e 685º - A, nº 1 do Cód. do Proc. Civil.

*A questão a decidir é a seguinte: Apurar se o tribunal recorrido, no âmbito dos presentes autos instaurados ao abrigo do art. 1486º do Cód. do Proc. Civil, decidiu correctamente ao convocar assembleia geral da sociedade requerida com a ordem de trabalhos acima indicada e se ocorreu violação do princípio do contraditório.

*OS FACTOS A factualidade, com interesse para o conhecimento do presente recurso, é a seguinte: 1. O requerente C…, na sociedade requerida “B…, Lda.”, é detentor de uma quota que corresponde a 44% do capital social – cfr. doc. de fls. 34 e segs.

  1. O requerente, com data de 6.9.2011, remeteu ao requerido D… (gerente da sociedade “B…, Lda.”) carta registada com aviso de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT