Acórdão nº 0031482 de Court of Appeal of Porto (Portugal), 30 de Novembro de 2000

Magistrado ResponsávelVIRIATO BERNARDO
Data da Resolução30 de Novembro de 2000
EmissorCourt of Appeal of Porto (Portugal)

Acordam no Tribunal da Relação do Porto: I- 1- B............... e mulher, O................ intentaram na comarca de............. a presente acção declarativa com processo sumário, para efectivação de responsabilidade civil decorrente de acidente de viação, contra a Companhia de Seguros ............., SA, alegando, em síntese e no que concerne à economia deste recurso: - Que no dia 26/7/97, o veículo automóvel dos Autores, NF-..-.., onde estes e os filhos seguiam, foi violentamente embatido na sua traseira pela moto TV-..-.., segura na Ré, e por culpa exclusiva do respectivo condutor; - Que em consequência do acidente houve vários danos de natureza patrimonial e não patrimonial, relativamente ao aludido casal, designadamente, quanto ao marido, que na decorrência do acidente passou a sofrer, além do mais, de "perturbações do sistema nervoso, como medo e ansiedade", que sofre permanentemente de perturbações, não conseguindo concentrar-se, nem sendo capaz de conduzir veículos automóveis, tendo recebido tratamentos de psiquiatria, sem obter a cura.

Concluem, assim, os Autores pedindo indemnização por danos patrimoniais, na parte quantificada, do montante de 1.469.856$00.

E requereram que "a importância relativa às despesas a efectuar pelos Autores decorrente de tratamentos médicos e medicamentosos e ainda danos morais, lucros cessantes e eventuais incapacidades, seja relegada no que venha a liquidar em execução de sentença..." 2 - Houve contestação da Seguradora, que, no entanto, reconheceu a culpa exclusiva do seu segurado na produção do acidente.

3 - Seguindo os autos seus termos, mas antes da audiência de julgamento, Vieram os Autores com um novo articulado a que chamaram "ampliação do pedido", nos termos do art. 273, n° 2 do Código do Processo Civil (CPC), junto de fls. 128 a 134, no qual alegam, além do mais: o Autor, que o seu estado de saúde continua a degradar-se, sofrendo de uma "incapacidade sexual funcional que o inibe de ter relações sexuais com a sua esposa, com agressividade em relação a ela, verbal e fisica" (v. 40, 45 e 46) pretendendo ser compensado de tal incapacidade; a Autora, por sua vez, pede uma compensação decorrente das suas dores e limitações pessoais, inter alia, e ainda, "pela impotência sexual do marido, que amava profundamente e com quem mantinha um relacionamento sexual activo e que lhe proporcionava grande prazer" (v. 66 a 69 do articulado em causa) vindo ambos os Autores a "ampliar o seu pedido inicial para o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT