Acórdão nº 521/04-2 de Tribunal da Relação de Évora, 13 de Maio de 2004 (caso NULL)

Magistrado ResponsávelTAVARES DE PAIVA
Data da Resolução13 de Maio de 2004
EmissorTribunal da Relação de Évora

ACORDAM NO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DE ÉVORA I - Relatório Com base na sentença proferida no âmbito da acção sumária nº ..., que correu termos no ... Juízo do Tribunal Judicial de ..., "A", "B" e "C" instauraram, contra "D", acção executiva para pagamento da quantia de esc. 2.280.000$00, requerendo para o efeito que fosse ordenada a penhora nos bens que identifica sob o seu requerimento de fls. 16 e segs.

A fls. 18 foi proferido despacho a converter o arresto efectuado sobre os bens identificados nos autos de arresto apensos a fls. 43 a 45 , 53 e 61, em penhora .

A executada, veio, no entanto, deduzir oposição à penhora, tendo para o efeito junto a fls. 30 a respectiva procuração forense da executada subscrita apenas por um sócio gerente da Ré.

Os exequentes a fls. 33 vieram suscitar a irregularidade do mandato, por a procuração emitida pela executada constar apenas a assinatura de um gerente, quando a sociedade se obriga validamente pela assinatura de dois gerentes.

A fls. 35 a executada veio requerer a concessão de prazo para regularizar o mandato.

Depois de sucessivas prorrogações de prazo, a executada não conseguiu regularizar o mandato, por dificuldades de localização do sócio gerente, cuja assinatura também obrigava a sociedade .

Em face da não regularização do mandato, a fls. 74 foi proferido despacho considerando que a sociedade executada não se encontrava validamente representada em juízo e, em consequência determinou o desentranhamento da oposição à penhora e condenou a executada em custas pelo incidente.

A executada não se conformou com este despacho e agravou do mesmo.

Nas suas alegações de recurso a executada formula as seguintes conclusões: 1 - Os presentes autos referem-se a uma execução de sentença intentada, por apenso, junto do Tribunal Judicial da comarca de ..., em 14 de Abril de 2000.

2 - Tendo a executada, ora recorrente sido notificada nos termos e para os efeitos do disposto no art. 926º do CPC.

3 - Assim, em 24 de Outubro de 2000, a executada ora recorrente deduziu oposição à penhora, tendo junto procuração forense subscrita pelo sócio gerente Sr. ...

4 - Os exequentes suscitaram a questão prévia da irregularidade do mandato, alegando que para obrigar validamente a sociedade são necessárias as assinaturas de dois gerentes.

5 - Em 20 de Abril de 1993, no Cartório Notarial de Santarém, ..., ... e ..., constituíram entre si uma sociedade comercial por quotas denominada "D".

6 - Ficou consignado que a gerência da sociedade...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT